De pequenino é que se torce o pepino… e a meloa!


Esta é uma expressão popular muitas vezes usada, mas cuja origem muitas pessoas desconhecem.
A expressão surgiu quando os agricultores se depararam com a necessidade de dar uma melhor forma ao vegetal, ajudando também a que o sabor se tornasse mais agradável. Para isso bastou uma pequena alteração no pepino ainda na sua fase inicial de crescimento.



É por esta razão que o ditado é muitas vezes aplicado às crianças. Quando são pequenas estão vulneráveis a aprender e a corrigir os seus comportamentos.

Mas não só de crianças falamos aqui. Quando uma dieta está ainda no começo, é nesta fase “pequenina” que se deve “torcer o pepino”. Os hábitos alimentares são modificados e é ao experimentar coisas diferentes que o gosto por uma alimentação mais saudável vai surgindo.


Ufa, já posso saber a receita? Sim, sem mais demoras

Ingredientes:
1 pepino pequeno;
½ meloa;
Gelo;
Folhas de hortelã.


Preparação:
  1. Colocar numa liquidificadora a meloa, o pepino, o gelo e algumas folhas de hortelã;
  2. Misturar os ingredientes e verter para um copo;
  3. Colocar um pedaço de hortelã para decorar.


Encaixar no plano

Como sabem, todas as receitas que publico devem ser adaptadas às necessidades nutricionais de cada pessoa, mas seguem algumas sugestões onde podem encaixar este sumo.

Pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar: a verdade é que pode ser consumido em qualquer altura, mas com alguma moderação.


Ideias ideais

Ao pequeno-almoço pode acompanhar com uma torrada/ tosta (de cereais integrais) ou tapioca;

A meio da manhã ou ao lanche pode ser consumido isoladamente, por ser saciante e não ser uma refeição principal, mas sim um snack;

Ao almoço e ao jantar o ideal é acompanhar com a sopa e/ou prato principal. A fruta após a refeição deve ser excluída, uma vez que o sumo já tem meloa e é necessário ter em atenção o consumo de elevados níveis de sacarose (açúcar natural da fruta), que deve estar distribuído ao longo do dia.



Comentários

Mensagens populares